Busca avançada
Ano de início
Entree

O uso do conhecimento produzido em atividades profissionais no ensino de fisica para alunos trabalhadores no ensino medio.

Processo: 05/56717-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2006
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2007
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Alice Helena Campos Pierson
Beneficiário:Frederico Augusto Toti
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de física
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educacao De Trabalhadores | Ensino De Fisica

Resumo

Os poucos trabalhos sobre o ensino de Física para alunos trabalhadores do Ensino Médio indicam que esses alunos são portadores de conhecimentos provenientes das situações que suas atividades profissionais lhes impõe, valorizados pela escola, mas que quase nunca são considerados em sala de aula. As abstrações da sala de aula não se encontram com as práticas profissionais explicitamente ligadas às teorias desenvolvidas nas aulas de Física, assim há um duplo prejuízo para o aluno que em geral não se apropria do conhecimento escolar, formal e nem amplia sua autonomia no plano concreto, pois os fenômenos que se colocam a ele não são interpretados segundo critérios científicos, mas passam despercebidas verdadeiras experiências científicas realizadas no desempenho de suas funções. A proposta que se segue pretende avançar o conhecimento a respeito das potencialidades dos alunos trabalhadores que professores de ciências, em especial os de Física, podem e devem aproveitar ao planejar o ensino desta ciência no contexto da Educação Cientifica para a cidadania e para a difusão da ciência enquanto cultura. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)