Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise das bacias sedimentares ordovicianas da pre-cordilheira argentina e paleogeografia da margem ocidental do gondwana.

Processo: 05/58226-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Giorgio Basilici
Beneficiário:Paulo Augusto Moretti Júnior
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Análise sequencial
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analise De Bacias | Analise Sequencial | Margem Ocidental Do Gondwana | Mecanismos Deposicionais | Ordoviciano Medio Superior | Paleogeografia E Paledeposicao

Resumo

O presente projeto visa a análise sedimentológica e estratigráfica das formações La Cantera (LCF), Los Azules (LAF) e Yerba Loca (YLF), e da comparação e correlação com as formações Portezuelo del Tontal (PTF) e Sierra de La Invernada (SIF). Estas unidades são do Ordoviciano médio-superior e são localizadas na Pré-Cordilheira Argentina. /\s formações SIF, YLF e PTF são constituídas por intercalações de arenitos e folhelhos com algumas lentes conglomerátícas subordinadas, sendo interpretadas como sistemas deposicionais de leques profundos ou, mais recentemente, de plataforma externa. As formações LAF e LCF, são constituídas por intercalações de pelitos e arenitos interpretados como depositados em sistemas profundos. O estudo visa a construção de um modelo geológico que descreva a organização arquitetônica dos corpos sedimentares e as características paleogeográficas da bacia de formação destas unidades. A análise proposta resulta ser determinante para a construção de modelos de sistemas deposicionais, aplicados na Indústria do Petróleo para reduzir as quantidades de óleo móvel não-recuperável (Unrecovered Mobil Oil). O método usado consiste na definição de litofácies, interpretação dos mecanismos deposicionais, arquitetura deposicional e evolução seqüencial das unidades LCF, LAF e YLF. Numa segunda fase será realizada a comparação com os dados já obtidos em recentes projetos que envolveram as unidades PTF e SiF. Espera-se elaborar um modelo paleodeposicional e paleogeográfico destas unidades. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MORETTI JÚNIOR, Paulo Augusto. Analise de facies e modelo paleodeposicional da plataforma siliciclastica ordoviciana da Pre-Cordilheira Argentina. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Mecânica Campinas, SP.