Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do hormonio tireoideano e do tireomimetico gc-24 na expressao de genes envolvidos na proteolise muscular.

Processo: 05/58304-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2006
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia
Pesquisador responsável:Anselmo Sigari Moriscot
Beneficiário:Vanessa Fonseca Vilas Boas
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sistema musculoesquelético   Músculo esquelético   Hormônios tireóideos   Proteólise   Sarcopenia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Deubiquitinase | Hormonio Tireoideano | Musculo Esqueletico | Proteolise | Sarcopenia | Ubiquitina-Ligase

Resumo

Anormalidades na função músculo esquelético tem sido associadas com níveis aumentados do hormônio tireoideano (T3), sendo que uma das principais é a sarcopenia (perda de sarcômeros). Apesar do fenômeno da sarcopenia induzida por T3 já ter sido amplamente relatado, pouco ainda se sabe sobre os mecanismos moleculares envolvidos na proteolise induzida por T3. Sendo assim este projeto tem por objetivo determinar o efeito do T3 na expressão de genes relacionados com certas vias proteolíticas. Estudaremos os genes codificantes de ubiquitina-ligase, deubiquitinases e do gene codificante de calpaína-3. Ratos Wistar (180-200g; n=4-5) receberão via i.p. 100 doses fisiológicas de T3 por 12, 24 horas e 7 dias. Em seguida os músculos soleus (músculo de contração lenta) e extensor longo dos dedos (EDL; músculo de contração rápida) serão removidos, homogeneizados e será isolado o RNA total, e a expressão gênica será determinada através de PCR em tempo real utilizando a substância fluorescente intercalante de DNA denominada de "SYBR GREEN". No sentido de investigar o papel biológico dos receptores de T3 (TRalfa e TRbeta) no músculo esquelético, trataremos ratos com o agonista específico de TRb (GC-24; doses equimolares comparado ao T3) segundo o mesmo protocolo acima mencionado. Em seguida será investigado o efeito do GC-24 sobre a expressão dos genes que sofreram modulação pelo T3. Resultados iniciais mostram que T3 eleva a a expressão gênica de E3alfa (~2 vezes) tanto no músculo soleus como no EDL. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BOAS, Vanessa Fonseca Vilas. Efeito da triiodotironina (T3) e do agonista TRb seletivo GC-24 sobre o trofismo muscular esquelético de ratos: aspectos envolvendo a proteólise dependente de proteassoma.. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.