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Redução de estresse e de não-colaboração em pacientes odontopediátricos: avaliação da eficácia de intervenção psicológica

Processo: 05/58247-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontologia Social e Preventiva
Pesquisador responsável:Rosana de Fátima Possobon
Beneficiário:Ludmila da Silva Tavares Costa
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Odontopediatria   Psicologia da criança   Ansiedade ao tratamento odontológico   Medo   Estresse psicológico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ansiedade | Comportamento | Cortisol Salivar | Estresse | Odontopediatria

Resumo

Tratamentos realizados em situações de urgência e a falta de habilidade do dentista em lidar com o paciente infantil podem levar a criança a desenvolver medo do tratamento odontológico. O medo parece ser um fator predisponente para comportamentos de não-colaboração manifestados durante as práticas de higiene oral realizadas no consultório e em casa. Pacientes odontopediátricos podem manifestar o medo por meio de comportamentos incompatíveis com o tratamento odontológico, tais como, choro, recusa em abrir a boca, agressão física ou vômitos, na tentativa de esquivar-se do atendimento. Resultados parciais de um estudo realizado no Cepae mostraram que, dentre os principais motivos referidos pelas mães para interromper a sua participação nos programas preventivos oferecidos pelo Cepae, destacaram-se as questões comportamentais, ou seja, a mãe parece desistir de participar porque a criança chora durante os atendimentos e não permite a realização de práticas domiciliares de higiene oral. Estes dados sugeriram a necessidade da realização de intervenções psicológicas para manejar os comportamentos da criança, auxiliando-a a enfrentar a situação de tratamento de forma mais tranqüila. A adaptação da criança à situação odontológica permitiria a realização de sessões menos ansiogênicas e, portanto, com menor potencial para levar a mãe a desistir de participar do programa. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COSTA, Ludmila da Silva Tavares. Redução de estresse e de não colaboração em pacientes odontopediatricos: avaliação da eficacia de intervenção psicologica. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Odontologia de Piracicaba Piracicaba, SP.