Busca avançada
Ano de início
Entree

Evolucao sedimentar holocenica do delta do rio tubarao, estado de santa catarina.

Processo: 05/60072-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Paulo César Fonseca Giannini
Beneficiário:Daniel Rodrigues Do Nascimento Junior
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:04/11038-0 - Sambaquis e paisagem: modelando a inter-relação entre processos formativos culturais e naturais no litoral sul de Santa Catarina, AP.TEM
Assunto(s):Deltas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analise De Facies | Costa Catarinense | Delta | Quaternario Costeiro | Rio Tubarao

Resumo

Os grandes deltas atuais começaram a formar-se predominantemente na primeira metade do Holoceno, associados a evento mundial de desaceleração da subida do nível relativo do mar. O mesmo intervalo compreende o estabelecimento de civilizações caracterizadas pelo sedentarismo e baseadas na pesca e no cultivo de vegetais. Essa constatação induziu, nos últimos anos, trabalhos que verificassem a importância dos sistemas deposicionais deltaicos no estabelecimento inicial de importantes civilizações em seu entorno. Tais estudos têm permitido verificar íntima associação entre o desenvolvimento cultural e tecnológico dessas civilizações e a utilização de deltas como fontes de água, abrigo, e cultivo, no mundo inteiro. Neste âmbito, a proposta do presente projeto de pesquisa de Doutorado é estudar a correlação entre geologia e arqueologia (geoarqueologia) na região do delta do rio Tubarão (Jaguaruna e Laguna, SC), através da análise estratigráfica de seus depósitos e dos sambaquis a eles direta ou indiretamente associados. O estudo proposto envolve levantamento bibliográfico e cartográfico, interpretação aerofotogeológica, vibrotestemunhagem, imageamento por radar de penetração no solo (GPR), amostragem de fácies de superfície, análises laboratoriais (granulometria, petrografia, palinologia, datações, etc.) e tratamento gráfico-estatístico de resultados analíticos. Ao final, espera-se que os resultados possibilitem a confecção de um modelo evolutivo da região do delta em associação ao estabelecimento dos povos sambaquieiros. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NASCIMENTO JUNIOR, Daniel Rodrigues Do. Evolução sedimentar holocênica do delta do rio Tubarão, Estado de Santa Catarina. 2011. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Geociências (IG/BT) São Paulo.