Busca avançada
Ano de início
Entree

Variaveis respiratorias, hemogasometricas e hemodinamicas em caes submetidos a diferentes fracoes inspiradas de oxigenio, anestesiados com infusao continua de propofol e mantidos em ventilacao controlada.

Processo: 05/57326-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2006
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Newton Nunes
Beneficiário:Paula Araceli Borges
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Respiração artificial   Anestesia   Propofol   Cães
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anestesia | Caes | Propofol | Recuronio | Ventilacao Mecanica

Resumo

A fim de avaliar possíveis alterações promovidas pelo fornecimento de diferentes frações inspiradas de oxigênio (Fi02) em cães anestesiados com infusão contínua de propofol e mantidos em ventilação mecânica no modo pressão controlada sobre variáveis respiratórias, hemogasométricas e hemodinâmicas, utilizar-se-ão 40 cães adultos, distribuídos em 5 grupos de 8 animais cada, definidos como G100, G80, G60, G40 e G20, os quais receberão FiO2 de 100%, 80%, 60%, 40% e 21%, respectivamente. Todos os animais serão induzidos à anestesia com propofol na dose necessária para a intubação orotraqueal e, ato contínuo, iniciar-se-á infusão do fármaco na dose de 0,7mg/kg/min. Logo após, será administrado 0,6mg/kg de rocurônio por via intravenosa, sendo que durante todo o período experimental, manter-se-á infusão contínua do miorrelaxante na dose de 0,6mg/kg/h. Após a intubação iniciar-se-á ventilação pulmonar no modo pressão controlada. Os cães receberão oxigênio conforme a FiO2 determinada para cada grupo. Transcorridos 30 minutos da indução anestésica, iniciar-se-ão os registros das variáveis (M0), seguidos de novas mensurações a cada 15 minutos, durante um período de 60 minutos (M15, M30, M45 e M60, respectivamente). Serão avaliados parâmetros respiratórios, hemogasométricos e hemodinâmicos. Os dados numéricos serão submetidos à Análise de Perfil (p<0,05). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BORGES, Paula Araceli. Avaliação de diferentes frações inspiradas de oxigênio em cães anestesiados com infusão contínua de propofol e rocurônio, mantidos em ventilação controlada a pressão. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.