Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização e diferenciação neural in vitro de células tronco de polpa de dente decíduo humano

Processo: 07/02060-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de março de 2009
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Citologia e Biologia Celular
Pesquisador responsável:Lygia da Veiga Pereira
Beneficiário:Karla de Oliveira Pelegrino
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Células-tronco adultas   Células-tronco multipotentes   Células-tronco da polpa dentária   Dente decíduo   Diferenciação neuronal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Células-tronco | Dente decíduo | diferenciação neural | células-tronco

Resumo

Células tronco adultas têm sido isoladas de diversos tecidos, como medula óssea, cérebro, pele, folículo capilar e músculo. Diversos trabalhos têm mostrado que estas células exibem uma plasticidade superior ao que se acreditava, sendo capazes de se diferenciar em células de outros folhetos embrionários, de forma que uma célula da medula óssea pode, por exemplo, se diferenciar em células neurais.Recentemente observou-se que a polpa do dente contém uma população de células tronco multipotentes, que possuem a capacidade de se diferenciar em várias linhagens celulares distintas, in vitro e in vivo. Estas células possuem origem mesenquimal e são derivadas da crista neural, sendo capazes de se diferenciar em células de osso, cartilagem, músculo liso e esquelético e células neurais, além de direcionar a formação de dentina. Também foi detectada nestas células a presença de marcadores de células tronco embrionárias, como SSEA-3, SSEA-4, TRA-1-60, TRA-1-81, Oct-4 e Nanog.A fácil obtenção destas células associada à capacidade que as mesmas apresentam, especificamente, em se diferenciar para células neurais as torna uma ferramenta valiosa para a investigação dos eventos moleculares relacionados ao desenvolvimento do sistema nervoso in vitro, tanto em condições normais como patológicas. Este trabalho tem como objetivo caracterizar e padronizar a diferenciação neural in vitro de linhagens de células tronco de polpa de dente decíduo humano. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PELEGRINO, Karla de Oliveira. Caracterização e diferenciação neural in vitro de células-tronco de polpa de dente decíduo humano. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências (IBIOC/SB) São Paulo.