Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito de superfície de implante bioativa na osseointegração e nas dinâmicas de cicatrização óssea: estudo histomorfométrico em cães

Processo: 05/60839-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2009
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Periodontia
Pesquisador responsável:Arthur Belem Novaes Junior
Beneficiário:Raquel Rezende Martins de Barros
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Densidade óssea   Implantes dentários   Ósseointegração
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Contato Osso Implante | Densidade Ossea | Implante Dental | P 15 | Superficie Bioativa

Resumo

A superfície do implante como fator primordial no processo de osseointegração tem sido um alvo constante de estudos na área de pesquisa implantodológica. Dentre a gama de superfícies estudadas, as rugosas têm alcançado grande destaque ao exibirem certa superioridade em relação às demais, melhorando a qualidade de contato osso-implante e exigindo maior torque para remoção dos implantes, bem como atuando positivamente nos eventos iniciais de osteogênese. Atualmente, superfícies bioativas capazes de imitar o ambiente tecidual ósseo têm sido desenvolvidas procurando encorajar a resposta biológica inicial a fim de melhorar a performance dos implantes dentais. P-15 é um componente peptídico sintético análogo de uma sequência de 15 aminoácidos do colágeno Tipo I, a qual está especificamente envolvida no recrutamento de células, em particular de osteoblastos. Desta maneira, tem sido observado que matrizes contendo o P-15 podem exibir propriedades biológicas próprias do colágeno, inclusive as mediadas por receptores, como adesão, migração e diferenciação celular. Assim, o propósito deste estudo é investigar em um modelo animal se a adição do P-15 à superfície de um implante pode influenciar a osseointegração e as dinâmicas ósseas de cicatrização, avaliando-se densidade óssea e contato osso-implante. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAQUEL R. M. BARROS; ARTHUR B. NOVAES JR.; VULA PAPALEXIOU; SÉRGIO L. S. SOUZA; MÁRIO TABA JR.; DANIELA B. PALIOTO; MÁRCIO F. M. GRISI. Effect of biofunctionalized implant surface on osseointegration: a histomorphometric study in dogs. Brazilian Dental Journal, v. 20, n. 2, p. 91-98, . (06/56020-6, 05/60839-8)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BARROS, Raquel Rezende Martins de. A influência da superfície bioativa de implante na osseointegração. Estudo comparativo em cães. 2009. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.