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As relacoes entre pintura e fotografia no brasil no seculo xix.

Processo: 06/51006-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2006
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História Moderna e Contemporânea
Pesquisador responsável:Claudia Valladão de Mattos Avolese
Beneficiário:Maria Antonia Couto da Silva
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arte Brasil Seculo Xix | Fotografia Brasil Seculo Xix | Paisagem Brasil Seculo Xix | Pintura Brasil Seculo Xix

Resumo

Propomo-nos nesta pesquisa oferecer subsídios para o estudo das relações entre pintura e fotografia no Brasil, na segunda metade do século XIX. Introduzida no país nesse período, a fotografia causou um impacto cultural. Retomando os códigos de representação da pintura, e apoiada na exatidão das formas e na fidelidade do registro, a fotografia instituiu um novo olhar sobre a natureza. Aliou-se, assim, à produção de artistas que procuraram uma notação mais realista da paisagem. O surgimento das técnicas inéditas de reprodução mecânica da imagem, como a litografia e a fotografa, abriu caminho ainda para a produção de vários álbuns que divulgaram a paisagem e os costumes brasileiros. Nesta pesquisa procuraremos compreender a recepção e a inserção da fotografa no meio artístico brasileiro, e as diferentes formas de interação entre pintura e fotografia. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Maria Antonia Couto da. Um monumento ao Brasil: considerações acerca da recepção do livro Brasil Pitoresco, de Victor Frond e Charles Ribeyrolles (1859-1861). 2011. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.