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Um monumento ao Brasil: considerações acerca da recepção do livro Brasil Pitoresco, de Victor Frond e Charles Ribeyrolles (1859-1861)

Texto completo
Autor(es):
Maria Antonia Couto da Silva
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Data de defesa:
Membros da banca:
Claudia Valladão de Mattos Avolese; Luciano Migliaccio; Iara Lís Franco Schiavinatto; Almerinda da Silva Lopes; Maria Inez Turazzi
Orientador: Claudia Valladão de Mattos Avolese
Resumo

Nesta tese analisei a recepção do livro Brasil Pitoresco, de autoria dos franceses Charles Ribeyrolles e Victor Frond (1859-1861), considerado pelo crítico Alexandre Eulálio como um dos "mais altos momentos da nossa iconografia oitocentista". A consulta aos periódicos do fim dos anos 1850 e inicio da década seguinte revelou novos dados sobre o contexto histórico em que a publicação foi realizada e, sobretudo, acerca de sua importância no meio artístico brasileiro. O livro apresenta um conjunto de imagens que associam fotografia e litografia, duas inovações técnicas relacionadas ã modernidade. Em relação à repercussão do livro, duas cartas do escritor Victor Hugo destinadas a Ribeyrolles, amplamente divulgadas em sua época, nos levam a refletir sobre o papel relevante que a fotografia e a litografia assumiram no campo artístico brasileiro no século XIX, e sobre a importância do livro enquanto obra de caráter abolicionista e liberal. Concebido para representar o Brasil na Exposição Universal de Londres em 1862, o livro causou grande impacto em sua época, tanto pelo texto como pelas ilustrações. Entre as litografias, produzidas na França a partir das fotografias de Frond, podemos destacar a série de vistas do Rio de Janeiro e a que registra o trabalho escravo nas fazendas fluminenses, a mais conhecida atualmente. As imagens do Brasil Pitoresco, amplamente divulgadas, ganharam autonomia em relação ao livro, e trouxeram inovações formais que se revelaram importantes para a produção de pintores e fotógrafos do período. (AU)

Processo FAPESP: 06/51006-5 - As relacoes entre pintura e fotografia no brasil no seculo xix.
Beneficiário:Maria Antonia Couto da Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado