Bolsa 23/16241-9 - Grotesco, Literatura comparada - BV FAPESP
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A presença do grotesco em Os miseráveis (1862), de Victor Hugo e Oliver Twist (1838), de Charles Dickens

Processo: 23/16241-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2026
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literaturas Estrangeiras Modernas
Pesquisador responsável:Daniela Mantarro Callipo
Beneficiário:Mariele Brollo Cavalcante
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):25/03697-0 - A presença do grotesco em Os miseráveis (1862), de Victor Hugo e Oliver Twist (1838), de Charles Dickens, BE.EP.MS
Assunto(s):Grotesco   Literatura comparada   Personagens
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Charles Dickens | Grotesco | Literatura Comparada | Personagens | Romance Oitocentista | Victor Hugo | Literatura Comparada

Resumo

Conforme demonstra Wolfgang Kayser (1986), desde meados do século XV já se denominam certas expressões artísticas como grotescas, em particular aqueles ornamentos figurativos, que representam monstros e seres híbridos identificados com imagens análogas presentes em afrescos da Antiguidade, que por terem sido encontrados em escavações, receberam a designação de "grotescos", termo derivado de "grotta", palavra italiana para "gruta". Desde então, inúmeras manifestações do Grotesco foram sendo observadas em igrejas, pinturas, esculturas e, mais tarde, na literatura. Um dos grandes responsáveis pela valorização do grotesco no âmbito da literatura foi Victor Hugo, cujo prefácio à peça Cromwell, publicado em 1827, trata o grotesco como uma categoria estética que, embora de presença marginal na literatura antiga, teria a máxima relevância para a sensibilidade moderna por representar, em seu contraste com o sublime, ampliação dos limites do conceito tradicional de beleza. Diante da importância da obra e do pensamento de Victor Hugo para o Romantismo, pode-se reconhecer a importante contribuição do escritor para a valorização do grotesco na literatura do século XIX. O romance oitocentista, por seu turno, também demonstra ter incorporado a inovação artística representada pelo grotesco; considerando esse fenômeno, portanto, com a presente pesquisa pretende-se observar as manifestações do grotesco nas obras Os Miseráveis (1862) e Oliver Twist (1838) de Victor Hugo e Charles Dickens, respectivamente, mormente materializadas na caracterização das personagens das obras. Além disso, visamos investigar a função do grotesco nas duas narrativas por meio do confronto entre as duas obras. Para tanto, serão consultados os teóricos, Kayser (1986), Bakhtin (1986), Eco (2007), Paiva e Sodré (2009), Santos (2009), entre outros.

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