Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelagem preditiva de conforto térmico: quantificação de relações entre variáveis micro-climáticas e de sensação térmica para avaliação e projeto de espaços urbanos na cidade de São Paulo

Processo: 06/53148-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2008
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Marcia Peinado Alucci
Beneficiário:Leonardo Marques Monteiro
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Conforto térmico   Microclima urbano   Espaço urbano   Análise preditiva   Mudança climática
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Conforto Termico | Espacos Abertos | Micro Clima Urbano | Modelos Preditivos

Resumo

O objeto desta pesquisa é a relação entre as variáveis micro-climáticas urbanas e as de sensação térmica. Parte-se da hipótese de que a predição de conforto térmico em espaços abertos requer modelos com calibração e validação específicas para dada população adaptada a determinadas condições climáticas. O objetivo é quantificar as correlações entre variáveis micro-climáticas urbanas (temperatura, umidade e velocidade do ar e radiação térmica) e variáveis subjetivas (percepção e preferência de sensações térmicas), mediadas por variáveis individuais (vestimentas e atividade física), possibilitando a predição do grau de adequação térmica de espaços abertos para uma população adaptada às condições climáticas em que se encontra (no caso específico, na cidade de São Paulo). Ressalta-se aqui a originalidade do trabalho na medida em que pesquisas específicas de quantificação dessas correlações para espaços abertos são recentes internacionalmente, não havendo índice subjetivo estabelecido para a cidade de São Paulo, tampouco para qualquer cidade brasileira. O método utilizado é indutivo experimental (levantamentos de campo) apoiado por método dedutivo numérico computacional comparativo (simulações preditivas). Os resultados finais da pesquisa fornecerão: método para quantificação empírica de variáveis, quadro comparativo de modelos preditivos, calibração de modelos e novo modelo preditivo para o caso em estudo, método para aplicação em outros casos, avaliação crítica de modelo e métodos desenvolvidos e caso em estudo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MONTEIRO, Leonardo Marques. Modelos preditivos de conforto térmico: quantificação de relações entre variáveis microclimáticas e de sensação térmica para avaliação e projeto de espaços abertos. 2008. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/SBI) São Paulo.