Busca avançada
Ano de início
Entree

Leituras de mundo, saberes e modos de existencia de educandos e educadores: contribuicao para a invencao de modos de aprender e ler.

Processo: 05/53657-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2007
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Maria Rosa Rodrigues Martins de Camargo
Beneficiário:Eliane Aparecida Bacocina
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino e aprendizagem   Artes   Leitura e escrita   Formação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arte | Ensino-Aprendizagem | Formacao De Professores | "Leitura De Mundo" | Leitura E Escrita

Resumo

O presente projeto propõe um aprofundamento de reflexões sobre a construção da leitura e da escrita, tomando como ponto de partida e como desafio a ampliação da "leitura de mundo", mediada por produções artísticas. Tem-se como objetivo, a partir da análise de material produzido por alunos adultos em sala de aula e de estudos teóricos, buscar uma maior compreensão dos processos criadores, estabelecendo uma relação entre estes e os processos de "leitura de mundo"; criar um espaço de interlocução com um grupo de educadores em que se propõe a reflexão sobre a sua atuação no ensino da leitura e escrita vinculando-a com a sua "leitura de mundo", mediada pela leitura de imagens; e apontar caminhos visando às práticas de leitura e escrita que incorporem uma relação entre "leitura de mundo", processos criadores e o ato de ler e escrever, a partir da contribuição da análise do material produzido pelos educados adultos e pelos educadores. O desenvolvimento do projeto dar-se-á pelas seguintes etapas: análise do material produzido pelos alunos adultos, levantamento bibliográfico de pesquisas recentes que inter-relacionem os temas leitura, arte e "leitura de mundo" e suas contribuições para a reflexão proposta, e atuação junto a educadores, em trabalho de reflexão a ser realizado em grupo, criando-se um espaço de interlocução. Acredita-se que a análise do material referido, a partir das "leituras de mundo" de educados adultos e educadores, podem contribuir para um repensar das práticas do ensinar e aprender a ler e escrever. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BACOCINA, Eliane Aparecida. Leituras de mundo, saberes e modos de existência de educandos e educadores: contribuição para a invenção de modos de aprender e ler. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Rio Claro Rio Claro.