Busca avançada
Ano de início
Entree


Leituras de mundo, saberes e modos de existência de educandos e educadores: contribuição para a invenção de modos de aprender e ler

Texto completo
Autor(es):
Eliane Aparecida Bacocina
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Rio Claro. 2014-06-11.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Rio Claro
Data de defesa:
Orientador: Maria Rosa Rodrigues Martins de Camargo
Resumo

A presente pesquisa propõe um aprofundamento de reflexões sobre a construção da leitura e da escrita, tomando como ponto de partida e como desafio a ampliação da leitura de mundo, mediada por produções artísticas. Tem-se como objetivos buscar uma maior compreensão dos processos criadores, estabelecendo uma relação entre estes e os processos de leitura de mundo a partir da análise de material produzido por alunos adultos em sala de aula e de estudos teóricos; criar um espaço de interlocução com um grupo de educadores em que se propõe experienciar a arte e refletir sobre seu papel na construção da leitura e escrita; e apontar caminhos para a ampliação das concepções de leitura, estabelecendo relações entre leitura de mundo, processos criadores e o ato de ler e escrever como modos de existência, a partir da contribuição do material produzido pelos educandos adultos e da interlocução com educadores. O desenvolvimento do projeto dar-se-á pelas seguintes etapas: análise do material produzido pelos alunos adultos, levantamento bibliográfico de pesquisas recentes que inter-relacionem os temas leitura, arte e leitura de mundo e suas contribuições para a reflexão proposta, e atuação junto a educadores, criando-se um espaço de interlocução. Acredita-se que a análise do material referido, a partir das leituras de mundo de educandos adultos e educadores, pode contribuir para uma ampliação da visão da leitura, buscando a invenção de novos/outros modos de ler/ escrever/ser/existir. (AU)

Processo FAPESP: 05/53657-0 - Leituras de mundo, saberes e modos de existencia de educandos e educadores: contribuicao para a invencao de modos de aprender e ler.
Beneficiário:Eliane Aparecida Bacocina
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado