Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao da prova do antigeno acidificado tamponado em soros tratados com rivanol (6,9-diamino-2- ethoxyacridine lactate) como teste confirmatorio no diagnostico sorologico da brucelose bovina.

Processo: 06/51940-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2007
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Luis Antonio Mathias
Beneficiário:Raphaella Barbosa Meirelles
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Sorologia   Bovinos   Brucelose
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bovinos | Brucelose | Rivanol | Sorologia

Resumo

No Brasil, o programa oficial de controle e erradicação da brucelose bovina prevê que o diagnóstico seja feito usando a prova do antígeno acidificado como triagem, e os soros com resultado positivo podem ser submetidos a um teste confirmatório, que pode ser a reação de fixação de complemento ou a combinação da prova de soroaglutinação lenta com a prova do 2-mercaptoetanol. No entanto, essas provas apresentam inconvenientes que dificultam a realização do teste. Diante dessas dificuldades, este projeto tem por objetivo avaliar a prova do antígeno acidificado tamponado, após tratamento dos soros com rivanol, como teste confirmatório no diagnóstico sorológico da brucelose bovina. Para isso, serão selecionados soros bovinos com resultado negativo no teste de triagem e nos testes confirmatórios oficiais, soros com resultado positivo no teste de triagem e resultado negativo nos testes confirmatórios e soros com resultado positivo no teste de triagem e nos testes confirmatórios. Após o tratamento com rivanol, os soros serão novamente submetidos ao teste do antígeno acidificado tamponado, avaliando-se o teste com o antígeno na concentração de 8% de volume celular e na concentração de 4% de volume celular. Os resultados serão comparados entre si e também serão comparados com aqueles obtidos na reação de fixação de complemento e na combinação das provas de soroaglutinação lenta e 2-mercaptoetanol, determinando-se a sensibilidade e a especificidade relativas do teste que está sendo avaliado. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MEIRELLES, Raphaella Barbosa. Avaliação do teste do antígeno acidificado tamponado em soros tratados com rivanol como teste confirmatório no diagnóstico sorológico da brucelose bovina. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.