Busca avançada
Ano de início
Entree

A trajetória anarquista do educador João Penteado: leituras sobre educação e sociedade (1877-1965)

Processo: 06/54502-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2007
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Carmen Sylvia Vidigal Moraes
Beneficiário:Luciana Eliza dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Anarquismo   História da educação   Memória coletiva
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anarquismo | Auto Biografia | Educacao Libertaria | Historia Da Educacao | Historia Da Leitura | Memoria

Resumo

A proposta central do projeto de pesquisa reside na análise da formação do leitor e da apropriação da escrita dentro da concepção educacional anarquista, tendo como orientação a biografia do educador João Penteado, que protagonizou uma das experiências da Escola Moderna em São Paulo, no início do século XX. A análise partirá do pressuposto de que o processo de leitura e escrita no contexto educacional pode ser concebido a partir de uma proposta de formação crítica, pautada em ideais de autonomia intelectual, transformação social e militância. A intenção é perceber a importância da formação do leitor e da apropriação do ato de escrever na concepção educacional anarquista, que procurou subverter através de suas ações educacionais a instrumentalização histórica da instituição escolar pelos sistemas de dominação e conservação social. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Luciana Eliza dos. A trajetória anarquista do educador João Penteado: leituras sobre educação, cultura e sociedade. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD) São Paulo.