Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinacao experimental de correntes de destilado e de residuo do processo de destilacao molecular de petroleos ultra pesados e desenvolvimento de correlacoes da curva pev.

Processo: 06/54266-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2008
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Química
Pesquisador responsável:Maria Regina Wolf Maciel
Beneficiário:Rodrigo Santos Rocha
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/14384-3 - Integração de processos químicos contínuos em tempo real, AP.TEM
Assunto(s):Petróleo   Destilação molecular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Caracterizacao De Petroleo | Curva De Destilacao | Destilacao Molecular | Fracoes Ultra Pesadas | Petroleo

Resumo

O presente trabalho de tese de mestrado tem como objetivo geral o desenvolvimento de metodologia para caracterização de frações ultra pesadas de petróleos nacionais, os quais diferem dos petróleos comumente comercializados até hoje. Para atingir este objetivo serão realizadas as seguintes etapas: familiarização com o processo de destilação molecular, incluindo experimentos com óleos lubrificantes, para exploração do funcionamento do equipamento; condução dos experimentos com frações ultra pesadas (resíduos de vácuo) da coluna de destilação à vácuo, utilizando o destilador molecular de filme descendente; determinação da curva de destilação (temperatura em função da porcentagem em massa da corrente de destilado) a partir dos dados operacionais; caracterização dos grupos de aromáticos presentes na corrente de resíduos a partir dos dados operacionais, por meio da cromatografia líquida de alta eficiência e caracterização do asfalto a partir do resíduo da destilação molecular. O desenvolvimento de uma metodologia para a caracterização da fração ultra pesada do petróleo representará um considerável avanço no sistema de análise da fração ultra pesada do petróleo que, como conseqüência imediata, trará um melhor aproveitamento do óleo cru, além de ganhos na qualidade do produto final. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROCHA, Rodrigo Santos. Determinação experimental de correntes do processo de destilação molecular de residuos de petroleo e extensão da curva PEV. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Química Campinas, SP.