Busca avançada
Ano de início
Entree

Perspectivas militares da imprensa: uma analise sociopolitica.

Processo: 06/55169-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Estado e Governo
Pesquisador responsável:João Roberto Martins Filho
Beneficiário:Lauriani Porto Albertini Leirner
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Comunicação social   Militares   Imprensa   Forças armadas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ciencia Politica | Comunicacao Social | Forcas Armadas | Imprensa | Militares | Relacao Civis Militares

Resumo

Desde fins da década de 60, os militares, especialmente a questão do controle civil sobre as Forças Armadas, sobressaiu-se como um tema das ciências sociais. Uma das discussões que pautou a agenda do problema do "controle civil" foi à relação entre militares e imprensa. Dentro deste contexto podemos observar que, no Brasil, as relações das Forças Amadas com a mídia, que durante o regime militar já eram conflituosas, se expressaram de forma complexa e difusa O presente projeto traz como problema central a ser analisado o relacionamento dos militares com a sociedade global a partir da visão que eles têm do modo como a imprensa brasileira fala deles próprios. Esse entendimento será aqui enfocado a partir de um duplo aspecto: 1) ver os militares falando deles mesmos (mentalidade militar) e 2) Ver como os militares percebem e reagem aos fenômenos sociais que estão à sua volta (buscando as conexões entre os militares e a mídia). O objetivo deste projeto, portanto, é justamente tentar preencher uma lacuna que toca à observação de aspectos "internos" à sua relação com a sociedade, buscando esclarecer as estratégias militares de aperfeiçoamento do seu relacionamento com a mídia pós-regime militar, para com isso tentar elucidar as perspectivas militares da imprensa. Pretende-se, assim, entender como esses atores se situam diante da sociedade, mostrando os mecanismos petos quais eles estruturam sua relação com esse importante contraponto à sua identidade que é a mídia. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)