Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise da proteina antiinflamatoria anexina 1 em modelo de uveite induzida por endotoxina.

Processo: 06/54095-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia
Pesquisador responsável:Sonia Maria Oliani
Beneficiário:Pierre Sebastiao da Silva
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Leucócitos   Uveíte   Mastócitos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anexina 1 | Leucocitos | Mastocitos | Uveite

Resumo

A uveíte é uma das mais importantes causas da perda de visão e é definida como uma inflamação intra-ocular, podendo ser resultado de uma injúria, doença ou infecção. A uveíte pode ser produzida experimentalmente, por meio da aplicação de lipopolissacarídeo (LPS) na pata de roedores. Desse modo, a uveíte induzida por endotoxina (EIU) mimetiza muitos dos eventos que ocorrem no início do processo inflamatório, incluindo acúmulo de leucócitos. Além disso, a EIU induz a liberação de vários mediadores pró-inflamatórios. Os mastócitos, sensibilizados pelo LPS, assim como pelo composto 48/80, também produzem e liberam citocinas pró-inflamatórias que são importantes para o recrutamento e ativação de neutrófilos. A liberação dos mediadores dos mastócitos, tais como histamina e a proteína anexina 1 (ANXA1) participam do processo inflamatório. No tratamento dos processos inflamatórios no olho, os corticosteróides são os medicamentos freqüentemente administrados. No entanto, há o risco de efeitos adversos, principalmente para as inflamações recorrentes ou crônicas. Diante dessas considerações, analisaremos morfológica e quantitativamente as células inflamatórias e, as proteínas totais e os leucócitos do humor aquoso nos olhos de ratos. A expressão da ANXA1 também será analisada nos tecidos oculares e nas células inflamatórias através dos métodos de imuno-histoquímica e imunocitoquímica ultra-estrutural. Os estudos serão realizados na EIU, tendo em vista as aplicações terapêuticas desta proteína. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA, PIERRE SEBASTIAO; GIROL, ANA PAULA; OLIANI, SONIA M.. Mast cells modulate the inflammatory process in endotoxin-induced uveitis. MOLECULAR VISION, v. 17, n. 147, p. 1310-1319, . (06/54095-9)