Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao da sensibilidade do ciclo diurno a fisica de interacao superficie-atmosfera sobre a regiao metropolitana de sao paulo.

Processo: 06/52752-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2008
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Meteorologia
Pesquisador responsável:Rosmeri Porfírio da Rocha
Beneficiário:Samantha Novaes Santos Martins
Instituição Sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ciclo Diurno | Modelo Numerico Atmosferico

Resumo

Na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) os problemas associados à poluição são enormes. Em estudos de dispersão de poluentes um dos aspectos mais importantes é a correta descrição de circulações locais, que podem ser obtidas de previsões de modelos numéricos atmosféricos. Nestes modelos, o desenvolvimento de circulações locais está intimamente associado à representação da troca de energia e momentum entre a superfície e atmosfera acima, através de esquemas que parametrizem tais processos. O objetivo deste projeto é investigar qual tipo de parametrização física é mais apropriada para simular a estrutura da camada limite planetária (CLP) sobre a RMSP. Serão avaliadas duas parametrizações: Blackadar (1979) e Gayno-Seaman, que representam aproximações fisicamente diferenciadas para resolver a estrutura da CLP: um esquema não local (Blackadar) e um esquema de ordem mais alta (Gayno-Seaman), que calcula explicitamente a energia cinética turbulenta (fechamento 1.5). Será investigado também o impacto da inclusão observações de ar superior na estrutura e evolução diurna da CLP. O período de estudo é a primavera de 2006 no qual serão realizadas observações de ar superior sobre a RMSP dentro do Projeto Políticas Públicas (FAPESP - no 03/06414-0). Após identificar qual parametrização descreve melhor a CLP os campos meteorológicos previstos serão usados em modelo fotoquímico de previsão de formação e dispersão de poluentes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)