Busca avançada
Ano de início
Entree

Padronizacao da coagulacao como auxilio na extracao de acidos nucleicos do parvovirus canino e virus da cinomose para utilizacao em diagnostico molecular.

Processo: 06/54859-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2008
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:João Pessoa Araújo Junior
Beneficiário:Marcela Cristina Mendes Ribeiro
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Cinomose   Reação em cadeia por polimerase (PCR)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cinomose | Coaglutinacao | Parvovirose | Pcr

Resumo

A cinomose e a parvovirose canina são duas enfermidades infecto-contagiosas de grande importância para a clínica de pequenos animais aonde a PCR vem sendo aplicada com ótimos resultados no diagnóstico. No entanto, para o sucesso da técnica, é necessário que os ácidos nucléicos estejam o mais puro possível e livre de inibidores da polimerase (Transcriptase reversa e/ou Taq DNA polimerase), principalmente no caso de fezes, utilizadas no diagnóstico de parvovírus e de amostras de urina, utilizada no diagnóstico da cinomose. Dessa forma um método de extração simples e rápido é sempre desejável. O teste de coaglutinação utilizando o Staphylococcus aureaus (COA) é baseado na propriedade da proteína A, presente em grande quantidade na cepa Cowan I do S. aureaus, de se ligar especificamente à porção Fe da imunoglobulina G de alguns mamíferos incluindo o coelho, cobaio e algumas subclasses de IgG de camundongos. Este teste já foi utilizado com sucesso na detecção de vários agentes virais demonstrando ser específico, rápido e com baixo limiar de detecção. Assim, neste trabalho será utilizada a coglutinação, objetivando a obtenção de ácidos nucléicos livres de inibidores, com capacidade de concentração de partículas virais dispersas nas amostras biológicas e de forma simples, rápida e de baixo custo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MENDES RIBEIRO, MARCELA CRISTINA; ARAUJO, JR., JOAO PESSOA. Coagglutination for viral DNA preparation of canine parvovirus for molecular diagnosis. Journal of Virological Methods, v. 161, n. 2, p. 305-307, . (06/54859-9, 07/54585-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RIBEIRO, Marcela Cristina Mendes. Padronização da coaglutinação na preparação de ácidos nucléicos do parvovírus canino e vírus da cinomose para diagnóstico molecular. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Botucatu Botucatu.