Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterizacao geologica e mineralogica dos finos de mineracao de folhelhos oleigenos pirobetuminosos de sao mateus do sul, pr.

Processo: 97/14477-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 1998
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2001
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Minas - Pesquisa Mineral
Pesquisador responsável:Helmut Born
Beneficiário:Fabio Augusto da Silva Salvador
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Geologia de mineração   Subgrupo Irati
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Folheto Oleigeno | Geologia De Mineracao | Geracao De Finos | Subgrupo Irati

Resumo

Folhelhos oleígenos pirobetuminosos do Subgrupo Irati vem sendo extraídos pela PETROBRÁS e processados pelo processo PETROSIX no município de São Mateus do Sul, Paraná, obtendo-se óleo, gás, enxofre e outros subprodutos. A decapagem e exposição dos folhelhos resulta em degradação física e química acelerada e a extração e manuseio de folhelho pirobetuminoso resulta na formação de significativa parcela de "finos de xisto". A geração desses materiais implica em perdas de óleo contido e causam diversos problemas nas operações de retortagem e deposição de resíduos, embora estes também possam, em princípio, ser aproveitados de diversas maneiras. Tem-se constatado que a proporção de finos gerados varia significativamente na jazida. O projeto tem por objetivo estudar os folhelhos pirobetuminosos quanto às suas variações, composição mineralógica, conteúdo de óleo, visando reconhecer diferentes tipos básicos de material e contribuir para a compreensão dos mecanismos relacionados à geração de finos. Esses estudos serão realizados em amostras representativas dos diferentes tipos de material, através de ensaios de caracterização geotecnológica e mineralógica, utilizando as técnicas de microscopia eletrônica de varredura, testes de difração de raios X ou análises espectrográficas semi-quantitativas e quantitativas. Posteriormente, visa-se relacionar os diferentes tipos de material aos dados de pesquisa, procurando estabelecer sua distribuição espacial na jazida. Além de fornecer subsídios às operações de planejamento de lavra e processamento de folhelho pirobetuminoso, o estudo objetiva também reconhecer características e parâmetros significativos e de uso prático, relacionados à disposição dos rejeitos materiais movimentados e processados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SALVADOR, Fabio Augusto da Silva. Características geológicas e mineralógicas dos folhelhos oleígenos pirobetuminosos de São Mateus do Sul, PR, que interferem na geração de finos de mineração.. 2001. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Politécnica (EP/BC) São Paulo.