Busca avançada
Ano de início
Entree

Areas espaciais e niveis de interacao entre criancas pequenas em creches.

Processo: 97/10714-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 1997
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2000
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Mara Ignez Campos de Carvalho
Beneficiário:Renata Meneghini
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Creches
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Abordagem Ecologica | Areas Espaciais | Creche | Interacao Crianca Crianca

Resumo

Estudos anteriores mostram o papel de suporte do arranjo espacial para a distribuição espacial e formação de agrupamentos infantis. Utilizando a coleta de dados de um destes estudos, realizado com um grupo de crianças de 2 anos de uma creche universitária (Campus da USP-Ribeirão Preto), o objetivo do presente trabalho é analisar a ocupação do espaço por crianças com diferentes níveis de interação com as demais crianças. Os dados foram coletados por 3 câmeras automáticas de vídeo, em três etapas, com estruturação espacial específica (nº crescente de zona circunscrita). A cada minuto será registrado para cada criança se ela está interagindo e com quem. As crianças serão subdivididas em três subgrupos - freqüência alta, média e baixa de interação. Será analisada (1) a ocupação preferencial de áreas específicas por cada subgrupo, em cada etapa e (2) a ocorrência de modificações nos subgrupos entre as etapas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)