Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da microestrutura no comportamento superplastico de um aco inoxidavel duplex.

Processo: 96/04936-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 1996
Vigência (Término): 30 de abril de 1997
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Metalurgia Física
Pesquisador responsável:Ana Maria Martinez Nazar
Beneficiário:Marcello Sagradi
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Aço inoxidável duplex

Resumo

Os aços inoxidáveis duplex apresentam, entre muitas propriedades especiais, a possibilidade de ter comportamento super-plástico. A super-plasticidade é uma propriedade apresentada por certos materiais, que se caracterizam pela capacidade de sofrer grandes deformações de forma homogênea (sem a geração de deformação localizada), resultando em alongamentos da ordem de 102 a 103 %. Este comportamento é muito importante do ponto de vista tecnológico, pois permite a obtenção de peças com grande quantidade de detalhes em poucas etapas de processamento, reduzindo custos. Contudo, o comportamento super-plástico só é conseguido sob determinadas condições de temperatura (T), velocidade de deformação (ε) e microestrutura, sendo esta um fator determinante, pois o conjunto T, ε é função da microestrutura. A pesquisa em questão tem como objetivo estudar o efeito da microestrutura de partida nas propriedades super-plásticas de um aço inoxidável duplex 22Cr-5Ni-3Mo-0.18N (DIN WNr. 1.4462). Para a obtenção de diversas microestruturas, serão efetuados alguns tratamentos termomecânicos, como laminação a quente e a frio, seguidos de tratamentos térmicos de solubilização ou envelhecimento. Os materiais assim obtidos serão testados em ensaios de tração a quente, sendo suas microestruturas de partida avaliadas via microscopia ótica (avaliação de fases presentes e tamanho de grão). Desta forma será possível correlacionar parâmetros micro-estruturais com as propriedades super-plásticas, indicando a melhor condição para se obter um material super-plástico. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SAGRADI, Marcello. Efeito da microestrutura na superplasticidade de um aço inoxidavel duplex. 1997. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Mecânica.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.