Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito associado de cultivares de repolho, produtos quimicos e de origem vegetal, no controle da traca-das-cruciferas plutella xylostella ( lepidoptera: plutellidae) e impacto sobre trichogramma..

Processo: 03/00355-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2003
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Sergio Antonio de Bortoli
Beneficiário:Robson Thomaz Thuler
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Repolho   Traça-das-crucíferas   Extratos vegetais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Extratos Aquosos | Extratos Vegetais | Repolho | Traca-Das-Cruciferas

Resumo

O projeto será desenvolvido na FCAV-UNESP, com o objetivo de avaliar o efeito da interação entre resistência de cultivares de repolho, inseticidas vegetais e Trichogramma pretiosum no manejo de Plutella xylostella. Para tanto, inicialmente será avaliada a biologia de P. xylostella nas cultivares Granat Roxo, Midorí, Scarlet, Roxo Precoce e Chato de Quintal em laboratório. No segundo experimento será avaliada a toxicidade dos produtos químicos Lufenuron e Deltametrina e, dos de origem vegetal Azadiractina e Extrato pirolhenhoso, através da adequação das doses letais (DL) para cada produto, em relação à praga em questão, criada em couve cv. Manteiga. O terceiro experimento será realizado com os mesmos produtos testados no segundo, no entanto, serão avaliados os efeitos dos mesmos sobre o controlador biológico Trichogramma pretiosum, seguindo-se os padrões internacionais recomendados pela IOBC/WPRS (1988, 1992). No quarto experimento será avaliada a associação dos métodos testados nos três primeiros experimentos, utilizando-se duas cultivares de repolho classificadas como moderadamente resistentes, no primeiro experimento e dois produtos, um químico e um de origem vegetal, nas dosagens indicadas no terceiro experimento como seletivas ao T. pretiosum e que proporcionem mortalidade de no máximo 50% para P. xylostella. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
THULER, Robson Thomaz. Plutella xylostella (L.) (Lepidoptera: Plutellidae): táticas para o manejo integrado em brássicas. 2006. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.