Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo citoquimico e imunocitoquimico das celulas granulosas metriais de camundongos ao nivel da microscopia optica e eletronica.

Processo: 94/04224-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 1995
Data de Término da vigência: 30 de abril de 1997
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Histologia
Pesquisador responsável:Aureo Tatsumi Yamada
Beneficiário:Cristiane Regina Correa da Silva
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Placenta   Ultraestrutura   Reprodução   Imuno-histoquímica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biologia Da Reproducao | Catepsina | Celula Granulosa Metrial | Imunocitoquimica | Placenta | Ultraestrutura

Resumo

As Células Granulosas Metriais (CGM) presentes na Glândula Metrial da placenta de roedores, apresentam características fenotípicas semelhantes aos linfócitos citotóxicos efetores. São células globosas com o citoplasma repleto de grânulos PAS positivos que contêm perforina e serina-proteases e, apresentam antígenos de superfície iguais aos das células NK (natural killer cells). Porém, não se conhece em quais funções estas células estão efetivamente envolvidas durante a gestação. No presente trabalho pretende-se estudar a morfologia e as formas de interação das CGM de camundongos ao nível ultraestrutural. As análises serão focalizadas nas CGM encontradas no período de pré-placentação e placentação de camundongos. Serão utilizadas a histoquímica de lectinas e imunocitoquímica com anticorpos específicos para antígenos de superfície das células NK (natural killer cells) e CTL (linfócitos citotóxicos), para a identificação e localização das CGM no útero. Serão realizados simultaneamente, técnicas imunocitoquímicas utilizando anticorpos policlonais para detectar catepsinas lisosomais no interior das CGM. A identificação destas enzimas no interior dos grânulos das CMG permitirá comprovar a natureza lisosomal destes grânulos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Cristiane Regina Correa da. Estudo citoquimico e imunocitoquimico das celulas granulosas metriais em uteros de camundongos. 1997. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.