Busca avançada
Ano de início
Entree

Imagens e representacoes na historia da profissao docente no brasil: imprensa eduacacional e jornais de circulacao diaria (1945-1964).

Processo: 99/04588-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 1999
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2002
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Denice Barbara Catani
Beneficiário:Paula Perin Vicentini
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):História da educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Historia Da Educacao | Historia Profissao Docente | Movimento Docente

Resumo

O presente projeto de pesquisa visa a analisar a imagem social do magistério, entre 1945 e 1964, mediante o confronto entre as representações relativas à profissão divulgadas pelos periódicos das entidades representativas de diferentes segmentos da categoria - notadamente os professores primários e os secundários - e por órgãos de imprensa sem vínculo direto com o campo educacional, no estado do Rio de Janeiro, no antigo Distrito Federal (transformado em 1960 no Estado da Guanabara) e em São Paulo, com vistas a examinar as relações existentes entre estas duas instâncias. Nesse sentido, busca-se apreender as especificidades das representações destes segmentos acerca do próprio trabalho, estabelecendo relações com o seu estatuto profissional (formação, seleção, estruturação da carreira, remuneração etc.) e o seu prestígio junto à grande imprensa. Pretende-se, também, examinar o modo como jornais de perfis distintos retratavam o professorado, localizando indícios sobre diferentes formas de construir as imagens da categoria. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)