Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da interação de ácidos alfa-hidrocarboxilicos com metais dos grupos VB e VIB

Processo: 01/09797-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2002
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2004
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Antonio Carlos Massabni
Beneficiário:Alexandre Cuin
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Hidroxiácidos   Vanádio   Nióbio   Molibdênio   Tungstênio
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Complexos | Hidroxiacidos | Molibdenio | Niobio | Tungstenio | Vanadio

Resumo

Os principais objetivos são sintetizar, caracterizar e estudar as propriedades de compostos envolvendo as espécies metálicas dos grupos VB (vanádio e nióbio) e VIB (molibdênio e tungstênio) com ácidos alfa-hidroxicarboxílicos. Os alfa-hidroxiácidos que pretendemos utilizar para solubilizar as espécies metálicas serão os ácidos glicólico, lático, málico, tartárico, glicônico, cítrico e mandélico. Pretende-se obter os complexos através do procedimento experimental utilizado em trabalhos já desenvolvidos em nossos laboratórios. Os compostos sólidos obtidos serão caracterizados por análise elementar (C,H,N,S-0), espectroscopia de absorção atômica, análise térmica diferencial e termogravimetria, espectroscopia vibracional na região do infravermelho, espectroscopias de absorção eletrônica e refletância difusa, ambas na região do ultravioleta-visível, difratometria de raios X, espectroscopia de ressonância magnética nuclear e medidas de área específica por adsorção de N2/He. Pretende-se, também, obter óxidos metálicos de alta área específica, através da calcinação dos compostos preparados com o íon amônio ou obter óxidos mistos a partir da calcinação dos compostos preparados com outros metais. Alguns compostos obtidos a partir da interação entre os metais e os ligantes citados são fotossensíveis, em solução ou no estado sólido, o que justifica um estudo da fotoquímica destes complexos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CUIN, Alexandre. Síntese, estrutura e propriedades de complexos de molibdênio, prata e chumbo com ácido 'alfa'-hidroxicarboxílicos. 2004. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Química. Araraquara Araraquara.