Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do elemento substitucional e do oxigênio intersticial na estrutura, microestrutura, em algumas propriedades mecânicas selecionadas e biocompatibilidade de ligas do sistema Ti-Mo-Zr

Processo: 13/09063-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2013
Vigência (Término): 31 de agosto de 2017
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Metalurgia Física
Pesquisador responsável:Carlos Roberto Grandini
Beneficiário:Raul Oliveira de Araújo
Instituição-sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Biomateriais   Microestruturas   Propriedades mecânicas   Ligas de titânio

Resumo

A liga de titânio mais utilizada em aplicações biológicas é a Ti-6Al-4V (% em peso), entretanto existem relatos que o vanádio causa efeitos citotóxicos e reações adversas em alguns tecidos, enquanto o alumínio tem sido associado a desordens neurológicas. Neste sentido, há a necessidade da busca por ligas com melhores propriedades mecânicas e biocompatibilidade e dentre as ligas a base de titânio, as mais promissoras são as que apresentam nióbio, zircônio, tântalo e molibdênio como elementos de liga. O objetivo deste projeto é estudar o efeito do elemento substitucional zircônio na estrutura, microestrutura, algumas propriedades mecânicas selecionadas e biocompatibilidade de ligas Ti-10Mo-xZr (x = 5, 10, 15 e 20% em peso). Em paralelo, pretende-se também investigar a influência do oxigênio em solução sólida nestas ligas, em algumas propriedades mecânicas selecionadas, em especial dureza e módulo de elasticidade. Este projeto é uma continuidade ao estudo de ligas do sistema Ti-Mo, onde na Iniciação Científica com apoio da FAPESP (processo 2008/00450-8) o candidato trabalhou no preparo, caracterização e estudos do efeito de oxigênio nas propriedades anelásticas e biocompatibilidade da liga Ti-15%Mo e no Mestrado (em execução, processo 2011/03464-2) onde o aluno preparou e caracterizou as ligas Ti-25%Mo e Ti-30%Mo e estuda o efeito do oxigênio em solução sólida em suas propriedades mecânicas e biocompatibilidade. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NESPEQUE CORREA, DIEGO RAFAEL; VICENTE, FABIO BOSSOI; ARAUJO, RAUL OLIVEIRA; LOURENCO, MARIANA LUNA; BAZAGLIA KURODA, PEDRO AKIRA; RABELO BUZALAF, MARILIA AFONSO; GRANDINI, CARLOS ROBERTO. Effect of the substitutional elements on the microstructure of the Ti-15Mo-Zr and Ti-15Zr-Mo systems alloys. JOURNAL OF MATERIALS RESEARCH AND TECHNOLOGY-JMR&T, v. 4, n. 2, p. 180-185, APR-JUN 2015. Citações Web of Science: 14.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ARAÚJO, Raul Oliveira de. Influência do zircônio e do oxigênio na estrutura, microestrutura e propriedades mecânicas de ligas do sistema Ti-Mo-Zr. 2017. 126 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp) Faculdade de Ciências.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.