Busca avançada
Ano de início
Entree

Mercado imobiliario informal em favelas e o processo de estruturacao da cidade. um estudo em favelas da regiao metropolitana de sao paulo.

Processo: 02/01342-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2002
Vigência (Término): 30 de abril de 2005
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Planejamento Urbano e Regional - Fundamentos do Planejamento Urbano e Regional
Pesquisador responsável:Suzana Pasternak
Beneficiário:Nelson Baltrusis
Instituição-sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Economia urbana   Favelas   Política habitacional   Planejamento territorial urbano

Resumo

Esta pesquisa procura entender como o mercado informal de terra e moradia opera a produção de provisão habitacional para a população de baixa renda, através da produção e comercialização de lotes e residências irregulares em relação à legislação urbanística em vigor nas cidades. Através de estudos caso em 4 (quatro) favelas da Região Metropolitana de São Paulo. Será pesquisado o funcionamento e a dinâmica do mercado imobiliário informal quem são seus agentes, como eles se relacionam entre si e com os outros agentes, tal como os agentes do Estado e do mercado formal, no intuito de, compreender se existe um modelo específico para essa dinâmica, através da constatação, ou não, de similaridades entre ás diferenças regionais ou de tipologias das favelas pesquisadas. Bem como, o mercado imobiliário informal se relaciona com o mercado imobiliário formal e com o próprio processo de estruturação das cidades brasileiras. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)