Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinação das concentrações de estrógenos e progestinas em extratos fecais de fêmeas de onça pintada (Panthera onca, Linnaeus, 1758) mantidas em cativeiro

Processo: 00/14352-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2001
Vigência (Término): 30 de junho de 2002
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Claudio Alvarenga de Oliveira
Beneficiário:Priscila Viau Furtado
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ciclo estral animal   Hormônios esteroides gonadais   Radioimunoensaio

Resumo

A onça pintada é o maior felino das Américas, cuja principal ameaça para extinção é a perda constante e fragmentação de habitats, ocasionando o desaparecimento local e isolamento de populações, respectivamente. O isolamento determina pequenos grupamentos de indivíduos com conseqüente diminuição da variabilidade genética da população. Métodos alternativos de manejo têm sido estudados no sentido de minimizar a diminuição da perda genética, entre os quais, a aplicação de técnicas de reprodução assistida nas diversas áreas de interesse. No entanto, informações básicas de fisiologia reprodutiva, como por exemplo, o perfil endócrino dos hormônios sexuais, devem ser primeiramente obtidas. Neste contexto, métodos não invasivos, utilizando fezes para a quantificação hormonal são potencialmente atrativos. Assim sendo, no presente projeto fezes serão colhidas diariamente durante um período de 14 meses, armazenadas em criotubos plásticos e conservadas em nitrogênio líquido (-196ºC) até o momento das análises. A extração de metabólitos de hormônios esteróides sexuais será realizada de acordo com a técnica descrita por BROWN, et al (1994) e BROWN et al (1996). Após a extração, estradiol e progesterona serão quantificados por radioimunoensaio, utilizando-se "kits" comerciais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VIAU, PRISCILA; RODINI, DEBORA CATTARUZZI; SOBRAL, GISELA; MARTINS, GABRIELA SIQUEIRA; MORATO, RONALDO GONCALVES; DE OLIVEIRA, CLAUDIO ALVARENGA. Puberty and oestral cycle length in captive female jaguars Panthera onca. CONSERVATION PHYSIOLOGY, v. 8, JUN 16 2020. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FURTADO, Priscila Viau. Estudo da função ovariana em fêmeas de onça-pintada (Panthera onca LINNAEUS, 1758) mantidas em cativeiro, por meio da extração e quantificação de esteróides fecais. 2003. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.