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Interacao com macico de modelos estruturais de concreto projetado submetidos a gradientes eletricos para fins de suporte de tuneis.

Processo: 98/02595-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 1998
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2002
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Geotécnica
Pesquisador responsável:Tarcisio Barreto Celestino
Beneficiário:Danieli Aparecida Ferreira
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Concreto projetado   Túneis   Modelos estruturais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aumento De Resistencia | Concreto Projetado | Gradiente Eletrico | Modelos Estruturais | Tuneis

Resumo

Estudos recentes demonstraram ser possível obter concretos com níveis de resistência significativos a pequenas idades utilizando um método físico para acelerar a taxa de endurecimento. A técnica consiste em aplicar gradientes elétricos ao concreto fresco por meio de eletrodos inseridos no material. Obtiveram-se excelentes resultados aplicando o método em condições de laboratório (amostras moldadas de pequenas dimensões), com substanciais acréscimos na taxa de endurecimento em idades menores que 12 h (FERREIRA, 1997). Esta técnica para aumento de resistência pode ser de grande utilidade em concretos projetados empregados como suporte em escavações subterrâneas, onde níveis elevados de resistência a pequenas idades são necessárias, sem comprometer o desempenho da resistência a maiores idades. Apesar dos excelentes resultados apresentados em laboratório, a aplicação em escala de obras requer estudos mais profundos. Propõe-se avaliar o desempenho do método sob condições semelhantes àquelas que o concreto projetado é submetido em túneis, tais como condições de moldagem e a solicitação do maciço durante a fase de endurecimento. Para tanto, os ensaios serão realizados em modelos estruturais reduzidos, com condições de carregamentos próximas àquelas ocorridas em campo. Estudos semelhantes já foram realizados sobre o concreto projetado, enfocando propriedades finais. Empregam-se agora os modelos estruturais para estudar a viabilidade da técnica de aumento de resistência com gradientes elétricos em escalas representativas, levando em consideração o histórico de carregamento e a evolução das propriedades mecânicas com o tempo. Os resultados obtidos com os modelos estruturais serão retro-analisados utilizando modelos reológicos adequados. Desta forma serão obtidos parâmetros do concreto projetado adequados à análise de túneis na fase construtiva. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERREIRA, Danieli Aparecida. Interação com o maciço de modelos estruturais de concreto projetado submetidos a gradientes elétricos para fins de suporte de túneis. 2003. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD) São Carlos.