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Literatura e resistência: estudo comparado da relação passado/presente nas obras A Geração da Utopia, de Pepetela, e Viagem à Luta Armada, de Carlos Eugênio Paz

Processo: 01/11734-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2002
Data de Término da vigência: 31 de março de 2004
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Outras Literaturas Vernáculas
Pesquisador responsável:Rita de Cássia Natal Chaves
Beneficiário:Marina Silva Ruivo
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Utopia   Guerrilha   Literatura brasileira
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Guerrilha | Literatura | Passado | Presente | Resistencia | Utopia

Resumo

Propondo um estudo comparado das narrativas A Geração da Utopia, de Pepetela, e Viagem à Luta Armada: memórias romanceadas, de Carlos Eugênio Paz, este projeto de pesquisa objetiva-a análise dos procedimentos literários pelos quais são estruturadas nessas obras as relações entre o passado de luta armada revolucionária, nos anos 1960/70, e o presente dos anos 1990, quando o projeto utópico desencontrou-se de seus objetivos. Esse estudo baseia-se na hipótese de que estas narrativas, escritas por autores/atores dos acontecimentos enfocados, ao estabelecerem um diálogo crítico com o passado recente, não o recusam. Parece-nos, portanto, que ambas as obras, guardadas todas as suas diferenças, caracterizam-se pela perspectiva da resistência à ordem vigente. Para a realização dos objetivos definidos, contar-se-á com uma metodologia multidisciplinar, baseada na leitura de bibliografia afim à problemática e na consecução de entrevistas com os autores das obras analisadas, bem como, se possível, com outros atores das guerrilhas angolana e brasileira. Para além das contribuições que este trabalho pode trazer ao estudo das literaturas africanas de língua portuguesa no Brasil, acreditamos que ele se justifica também por levantar elementos que venham enriquecer o debate sobre as obras brasileiras referentes à resistência armada à ditadura militar. A abordagem destes campos, neste modelo, significa ainda novos passos para os estudos comparados de literaturas de língua portuguesa. (AU)

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