Busca avançada
Ano de início
Entree

Testes pre-operatorios na cirurgia de catarata ambulatorial em adultos. influencia na suspensao de cirurgias, estudo das indicacoes e repercussoes economicas.

Processo: 00/02373-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2000
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2002
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Cirurgia
Pesquisador responsável:Carlos Eduardo Leite Arieta
Beneficiário:Rodrigo Pessoa Cavalcanti Lira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Catarata   Prevenção   Laboratórios   Anestesia   Cegueira
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anestesia | Catarata | Cegueira | Cirurgia | Laboratorio | Prevencao

Resumo

A catarata é a maior causa de cegueira no mundo. O tratamento desta patologia é cirúrgico, ambulatorial, com anestesia local. Entretanto, não há um consenso na avaliação laboratorial pré-operatória destes pacientes, levando a rotinas empíricas e onerosas, de eficiência duvidosa. Este projeto objetiva avaliar a influência dos testes pré-operatórios de rotina, e de patologias sistêmicas pré-existentes, sobre a suspensão de cirurgias eletivas de catarata, no Hospital das Clínicas da UNICAMP, mediante um estudo longitudinal envolvendo 2000 pacientes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARLOS EDUARDO LEITE ARIETA; MAURÍCIO ABUJAMRA NASCIMENTO; RODRIGO PESSOA CAVALCANTI LIRA; NEWTON KARA-JOSÉ. Desperdício de exames complementares na avaliação pré-operatória em cirurgias de catarata. Cadernos de Saúde Pública, v. 20, n. 1, p. 303-310, . (00/02373-9)