Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo termoanalítico e eletroquímico das reações em estado sólido na interface IR/Hg com mercúrio eletrodepositado

Processo: 00/00513-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2000
Vigência (Término): 31 de março de 2002
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Assis Vicente Benedetti
Beneficiário:Edilson Milaré
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Voltametria   Eletrodeposição   Análise térmica   Irídio   Mercúrio (elemento químico)

Resumo

Este projeto é parte de um projeto maior (Proc. FAPESP nº 98/13253-2) que trata do estudo das possíveis interações e reações em estado sólido entre os substratos de Pt, Rh e Ir puros e de ligas de Pt-Rh e Pt-Ir com mercúrio eletrodepositado. Especificamente, este projeto de mestrado prevê o estudo das interações e/ou reações em estado sólido do sistema Ir-Hg. As amostras de Ir serão analisadas anterior ao depósito do Hg e posterior à deposição e remoção do mesmo. Após a eletrodeposição, a remoção parcial ou total do Hg será feita empregando técnicas eletroquímicas (voltametria cíclica, transiente de corrente - tempo) ou através de análise térmica. Serão estudados, inicialmente, os processos de deposição e redissolução do Hg, avaliando a deposição a subpotencial (condição de UPD) e, posteriormente, a sua influência sobre o processo de eletrocristalização do Hg. Nestes estudos será empregada solução desoxigenada de Hg(I), em KN03 1 mol L-1, com pH ajustado a 1, com HN03. A natureza das espécies superficiais, formadas nas diferentes condições de trabalho, serão investigadas empregando SEM, EDX, mapas de distribuição dos elementos, difratometria de raios X, análise por XPS e, à medida do possível, mapeamento de relevo de superfície para a caracterização de sua morfologia e microestrutura em escala sub-micrométrica. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MILARÉ, Edilson. Estudo eletroquímico e termoanalítico dos sistemas Ir/Hg e Pt - (30%) Ir/Hg. 2004. x, 144 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Instituto de Química Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.