Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracteristicas espectrograficas de hipernasalidade de fala de individuos portadores de fissura palatina.

Processo: 01/10636-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2002
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2004
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Biomédica - Bioengenharia
Pesquisador responsável:Maria Inês Pegoraro Krook
Beneficiário:Jussara Melo Vieira
Instituição Sede: Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Fissura palatina   Voz   Espectrografia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Espectrografia | Fissura Palatina | Nasalidade | Voz

Resumo

Boone & Mcfarlane (1994) e Bradley (1997) destacaram a possibilidade de uso da espectrografia como um instrumento para medir ou verificar o julgamento clínico da hipemasalidade. Acreditando-se nesta afirmação, o presente estudo tem o objetivo de investigar as características espectrográficas da hipemasalidade de fala de indivíduos portadores de fissura palatina. A amostra será composta de 90 indivíduos do sexo feminino, na faixa etária de 18 a 40 anos de idade, divididos em três grupos: a) portadores de fissura palatina aberta; b) portadores de fissura reparada cirúrgica ou proteticamente; c) indivíduos não portadores de fissura. Os mesmos serão solicitados a emitir as vogais orais sustentadas /a/ e /i/, separadamente, por aproximadamente 3 segundos. O registro de suas emissões será armazenado no computador Genuinelntel, por meio do programa Real-Time Spectrogram, modelo 5129, da Kay Elemetrics Corp. O microfone utilizado será o AKG C420, condensado, unidirecional a 2 cm da boca do falante. Para a análise estatística dos resultados qualitativos, será utilizado o Teste de Goodman (Goodman, 1964, 1965), enquanto que para os resultados quantitativos será utilizada a análise de variância não-paramétrica com dois critérios, complementada com o respectivo teste de comparações múltiplas (Streiner & Norman, 1994). As discussões dos resultados serão em nível de significância de 5%. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VIEIRA, Jussara Melo. Perfil espectrográfico da hipernasalidade de fala de mulheres portadoras de fissura palatina. 2004. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD) São Carlos.