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A variabilidade comportamental como uma propriedade definidora de uma classe de respostas

Processo: 00/14433-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2001
Data de Término da vigência: 03 de fevereiro de 2002
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Tereza Maria de Azevedo Pires Sério
Beneficiário:Adriana Cunha Cruvinel
Instituição Sede: Faculdade de Psicologia. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Controle do estímulo   Análise do comportamento   Comportamento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Classe De Respostas | Controle De Estimulos | Dimensao Operante | Duracao Da Resposta | Variabilidade

Resumo

A variabilidade é uma característica do comportamento de importância fundamental para os organismos. Na medida em que o ambiente muda e uma resposta que produzia determinada conseqüência passa a não produzi-la mais, o comportamento varia, permitindo que a seleção opere. A variabilidade pode ser a base para a compreensão de comportamentos complexos como a solução de problemas e a criatividade. Estudos anteriores vêm discutindo se a variabilidade pode ser uma dimensão operante, ou seja, se pode ser controlada pelas suas conseqüências e, assim, ser aprendida. As pesquisas mais recentes realizadas na área têm utilizado seqüências de respostas para medir a variabilidade e estudá-la. A utilização de seqüências de respostas, entretanto, vem provocando uma discussão a respeito do que é realmente reforçado nesses estudos. O presente estudo tem a proposta de utilizar uma dimensão do comportamento, a duração, como uma alternativa de medida mais direta da variabilidade. Dentre seus objetivos estão: verificar se a variabilidade de uma dimensão da resposta pode ser reforçada em um esquema lag, se é possível colocá-la sob controle de estímulos e, finalmente, se a variabilidade pode se constituir como uma classe de respostas. (AU)

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