Busca avançada
Ano de início
Entree

Contingência, necessidae e inclinação: Leibniz e o labirinto da liberdade

Processo: 04/03963-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2004
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2006
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Pesquisador responsável:Luiz Henrique Lopes dos Santos
Beneficiário:André Chagas Ferreira de Souza
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Razão   Liberdade   Necessidade (filosofia)   Contingência
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Contingencia | Inclinacao | Leibniz | Liberdade | Necessidade | Razao

Resumo

Esse projeto se propõe a tratar do problema do labirinto da liberdade em Leibniz. Essa questão aparece quando se defende a presença da liberdade no mundo totalmente inteligível. Portanto, o nosso autor afirma que isso vale até mesmo para as verdades de fato, isto é, para as verdades de cunho existencial. Essa máxima inteligibilidade está diretamente ligada à pré-ordenação do mundo, pois todos os fatos se encontram determinados, antes mesmo de acontecerem. Podemos tomar Deus como o representante dessa máxima razão. Com o objetivo de não permitir que a fatalidade domine os acontecimentos por completo e para que a idéia de liberdade não se torne uma ilusão, é que esse autor procurará defender a presença da contingência no núcleo do próprio mundo. Após a posse da contingência, e vendo que ela não é suficiente para dar o sentido total da liberdade (risco de uma indiferença total, em relação às coisas), Leibniz introduz o conceito de auto-determinação racional (inclinação racional)originado diretamente das idéias de espontaneidade e inteligência. Ao comprovar a não necessidade das coisas, a espontaneidade das ações e a utilização da razão nos momentos de escolha, é que ele procurará moldar o significado da afirmação "agir de maneira livre". (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, André Chagas Ferreira de. Razão e liberdade em Leibniz. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.