Busca avançada
Ano de início
Entree

Sintese de materiais namometricos amorfos de titanato de bario dopados com metais de transicao por meio do metodo de precursores polimericos.

Processo: 01/01373-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2001
Data de Término da vigência: 04 de abril de 2003
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Edson Roberto Leite
Beneficiário:Ricardo Magnani Andrade
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/14324-0 - Multidisciplinary Center for Development of Ceramic Materials, AP.CEPID
Assunto(s):Semicondutores   Filmes finos   Luminescência   Nanotecnologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Filmes Finos | Luminescencia | Nanotecnologia | Semicondutores | Titanato De Bario

Resumo

Uma grande vantagem dos semicondutores amorfos é seu custo de processamento. Esta nova classe de materiais com imenso potencial de aplicação na indústria eletro-eletrônica, apresenta vantagens em seu processamento que podem refletir drasticamente no custo destes dispositivos. Estes semicondutores amorfos podem substituir semicondutores monocristalinos em uma série de aplicações, em particular, quando o fator custo é importante, ou em casos em que são requeridos dispositivos de tamanho elevado e, neste caso semicondutores de elevado custo inviabilizariam a produção. Materiais amorfos foram processados quimicamente pelo método dos precursores poliméricos. Até o momento a origem desta fotoluminescência, ainda não está clara, porém fica evidente que não se trata de uma simples transição eletrônica, pois o comprimento de onda de emissão depende do comprimento de onda de excitação, sendo esta dependência linear. Para o BaTiO3 observou-se fotoluminescência do verde ao infravermelho próximo. O projeto de pesquisa visa estudar a síntese e a obtenção de materiais nanométricos de BaTiO3 (filmes finos e partículas nanométricas), obtidos pelo método dos precursores poliméricos, assim como suas propriedades fotoluminescentes, analisando suas características fundamentais e compreendendo sua origem e propriedades. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)