Busca avançada
Ano de início
Entree

Miologia cefalica de characiformes com enfase em characidae (teleostei: ostariophysi).

Processo: 06/56445-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2007
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Ricardo Macedo Corrêa e Castro
Beneficiário:Aléssio Datovo da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:04/09219-6 - Relações filogenéticas em Characidae (Ostariophysi: Characiformes), AP.TEM
Assunto(s):Filogenia   Sistemática   Characiformes   Characidae
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Characidae | Characiformes | Filogenia | Miologia | Sistematica

Resumo

A ordem Characiformes é uma das mais ricas da ictiofauna neotropical. Dentre suas famílias, Characidae é a mais diversificada e a que apresenta os maiores problemas filogenéticos. Vários fatores contribuem para este estado, entre eles, o ainda escasso conhecimento sobre vários sistemas morfológicos importantes em Characiformes. A maioria das análises filogenéticas existentes sobre a ordem usa maciçamente a osteologia como principal fonte de informação, negligenciando outros sistemas morfológicos potencialmente informativos, tais como a miologia. Este projeto propõe-se a trazer uma contribuição para a resolução destes problemas através do estudo da miologia cefálica dos Characiformes, com ênfase em Characidae. Este estudo contará com um componente descritivo e outro filogenético. Com relação ao primeiro, será feita a descrição e ilustração de toda a miologia cefálica dos táxons examinados, suprindo parte da deficiência de conhecimentos básicos sobre este complexo morfológico na ordem, além de poder servir de subsidio para futuras pesquisas miológicas em outros grupos de peixes relacionados. Na segunda parte, devem-se gerar, através da metodologia cladística, hipóteses de parentesco envolvendo os grupos examinados com base em novos caracteres oriundos da musculatura cefálica. A utilização de um sistema anatômico praticamente inexplorado até então, do ponto de vista de informação filogenética, pode trazer uma importante contribuição para a elucidação das ainda obscuras relações de parentesco de Characidae. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (6)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)