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Profissionalidade docente, capital cultura e formação: o professor coordenador pedagógico nas escolas estaduais paulistas

Processo: 06/00977-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Maria Helena Galvao Frem Dias-Da-Silva
Beneficiário:Maria José da Silva Fernandes
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Educação continuada   Escola pública   Formação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Capital Cultural | Coordenacao Pedagogica | Escolas Publicas | Formacao Continuada | Formacao De Professores | Reformas Educacionais | Coordenação Pedagógica

Resumo

A partir da problematização da implantação da função de professor coordenador pedagógico (PCP) nas escolas públicas estaduais de São Paulo, norteada pelos resultados obtidos em estudo anterior (Fernandes, 2004) que se apoiou em pesquisa bibliográfica-documental para elucidar a trajetória dessa atividade nas escolas e em análise de pesquisas recentes de universidades paulistas sobre este trabalho, são analisadas as implicações das reformas educacionais para a constituição da profissionalidade docente, apontando as principais dificuldades do trabalho cotidiano dos PCPs e alguns traços de sucesso dessa função, com destaque para a importância da formação profissional do professor. Reconhecendo que a formação do PCP transcende à certificação em nível superior e envolve aspectos culturais, intelectuais, profissionais, organizacionais, políticos e até mesmo traços pessoais, que lhes permitem tanto a apropriação de um conhecimento específico quanto de um conhecimento que envolve a cultura escolar e o próprio capital cultural individual, esse projeto de tese pretende investigar, sob o contexto educacional que apresenta um jogo sutil entre o tecnicismo e o neoliberalismo convivendo com os ideais progressistas dos educadores, que fatores são decisivos para a formação profissional e para a realização de um bom trabalho pelos PCPs, questionando igualmente a contribuição dessa formação para o enfrentamento das dificuldades do trabalho cotidiano. Com esse intuito, será realizada uma pesquisa qualitativa de base empírica, incluindo entrevistas densas e observação do cotidiano, a ser realizada com seis PCPs bem sucedidos de escolas do Ciclo II do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, de três diferentes Diretorias de Ensino do interior paulista, com destaque para análise da formação profissional, ampliada à luz do conceito de capital cultural de Pierre Bourdieu, investigando elementos explicativos do sucesso profissional dos ocupantes da função.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERNANDES, Maria José da Silva. A coordenação pedagógica em face das reformas escolares paulista (1996-2007). 2008. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Araraquara Araraquara.