Busca avançada
Ano de início
Entree

Formação continuada e a construção de práticas colaborativas: o ensino de matemática na perspectiva da inclusão

Processo: 16/00978-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2016
Vigência (Término): 23 de maio de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Maria Teresa Eglér Mantoan
Beneficiário:José Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Educação matemática   Inclusão escolar   Educação continuada
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:educação matemática | formação continuada | inclusão escolar | práticas colaborativas | tematização da prática | Inclusão Escolar

Resumo

O objetivo geral dessa pesquisa consiste em analisar de que forma uma proposta de formação continuada, com formato de organização colaborativo, com um grupo de coordenadores pedagógicos e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental pode contribuir para o desenvolvimento e implementação de estratégias de ensino de Matemática na perspectiva da inclusão em escolas públicas. Como eixo teórico norteador, será utilizado um referencial que contemple temas centrais da discussão: Educação Matemática, Inclusão Escolar, Práticas Colaborativas e Formação Continuada. O estudo se inscreve no campo da pesquisa qualitativa e terá como universo uma experiência formativa com professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) da rede municipal de ensino de uma cidade localizada no interior do oeste paulista. Para tanto, a coleta de dados se baseará nas filmagens das aulas dos participantes, diálogos com os mesmos com base em encontros coletivos na escola e diário de bordo do pesquisador em que o mote para as discussões residirá na tematização da prática no sentido de ampliação das estratégias de ensino construídas e desenvolvidas pelo grupo. Os dados serão analisados a partir de narrativas construídas a partir da triangulação dos dados obtidos, em que se buscará atingir os objetivos da investigação. Espera-se que os resultados revelem características da formação continuada que favoreça a construção de práticas colaborativas para um ensino de Matemática baseado nos pressupostos na educação inclusiva.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LANUTI, JOSE EDUARDO DE OLIVEIRA EVANGELISTA. RECKONING WITH UNPREDICTABILITY AND FREEDOM IN THE CONSTRUCTION OF AN INCLUSIVE SCHOOL. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCACAO, v. 17, n. 2, p. 15-pg., . (16/00978-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LANUTI, José Eduardo de Oliveira Evangelista. O ensino de matemática: sentidos de uma experiência. 2019. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.