Busca avançada
Ano de início
Entree


O ensino de matemática : sentidos de uma experiência

Texto completo
Autor(es):
José Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Instituição: Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Data de defesa:
Orientador: Maria Teresa Eglér Mantoan
Resumo

Este estudo diz respeito às minhas experiências de formador de um grupo de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os encontros de formação compõem o cenário principal das minhas memórias ¿ a matéria-prima desta investigação. O problema que originou esta pesquisa foi a dificuldade de os professores entenderem o que é um ensino inclusivo e suas demandas. Meus objetivos, em decorrência, foram identificar as razões que levavam os professores a pensarem que o ensino precisava ser diferenciado para alguns estudantes e criar um entendimento sobre as contribuições de uma formação docente em serviço ao ensino para todos. Ao atualizar o passado, busquei trazer à tona os fatos que vivi e, ao estudá-los, à luz da filosofia deleuzeana, afirmar que se o ensino é uma emissão de signos e a aprendizagem é a experiência de encontro com signos, individualizar ou adaptar um conteúdo cabe exclusivamente àquele que aprende. A organização desta pesquisa em narrativas tem como referencial os conceitos deleuzeanos de séries, acontecimentos e platôs. Ao escrevê-las, concluí que a formação contribuiu para que os professores avançassem na compreensão da inclusão escolar superando o problema da pesquisa e estendendo essa superação às demais disciplinas do currículo (AU)

Processo FAPESP: 16/00978-9 - Formação continuada e a construção de práticas colaborativas: o ensino de matemática na perspectiva da inclusão
Beneficiário:José Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado