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História da matemática e da Educação Matemática como elemento promotor do desenvolvimento das especificidades do conhecimento do professor de matemática

Processo: 18/16264-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 19 de novembro de 2018 - 29 de novembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Carlos Miguel da Silva Ribeiro
Beneficiário:Carlos Miguel da Silva Ribeiro
Pesquisador visitante: Uffe Thomas Jankvist
Inst. do pesquisador visitante: Aarhus University, Dinamarca
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, SP, Brasil
Assunto(s):História da matemática  Formação de professores 

Resumo

O trabalho do Professor Uffe Jankvist encontra-se diretamente relacionado com algumas das problemáticas que têm sido foco de atenção particular em um projeto financiado pela FAPESP (2016/22557-5) de que o solicitante é o responsável.Frequentemente, quando assistimos a algum congresso, ou lemos alguns artigos da área da Formação de Professores ouvimos/lemos dizer que a formação de professores (pesquisa, e formação inicial e continuada) tem muito a ganhar com a inclusão de aspectos da História da Matemática e da Educação Matemática como elemento de discussão nas pesquisas e como elemento explícito na formação de professores. No entanto, estes comentários e potencialidades elencadas nos artigos ficam-se pelas generalidades, apontando apenas essas potencialidades teóricas, mas sem que sejam explicitadas formas específicas que permitam essas potencialidades virarem realidade. Na mesma linha, mas com um ponto de ataque de um lado oposto, nos congressos e revistas de História da Matemática e da Educação Matemática, algumas das discussões centram-se na necessidade de que a formação de professores tenha em consideração esta temática, mas também aí não são elencadas formas específicas que possam contribuir para que essa inclusão ocorra para além da necessidade de que seja incluída também uma disciplina de História da Educação Matemática.Sendo esta articulação um dos aspetos do conhecimento do professor - tanto especializado quanto interpretativo - e uma vez que esta é, também, uma das áreas de trabalho do professor visitante, a sua estadia será, certamente um contributo importante para as discussões a ocorrer. Em um dos projetos de pesquisa (em que o solicitante é o pesquisador responsável) busca-se obter um mais amplo entendimento sobre o conhecimento especializado do professor no âmbito da Geometria e, nesse processo, é central a elaboração de tarefas para a formação de professores. Um dos aspetos particulares dessas tarefas prende-se com o facto de considerar componentes tanto para os alunos como, especificamente, para discutir o conhecimento do professor e, nesse sentido, a inclusão de aspetos associados a uma visão Histórica (da Matemática e Educação Matemática) - tanto como conteúdo como metodologia - será um elemento importante para que os professores possam deixar de ensinar como foram ensinados. Nesse sentido, o professor Uffe Jankvist participará das discussões no contexto de uma Especialização em Educação Matemática e de um curso de extensão em Geometria (um dos contextos contemplados no projeto da FAPESP) dinamizados na Faculdade de Educação (essas discussões serão traduzidas também do inglês para o português), por forma a que os participantes do curso possam ter contato também com outros pesquisadores e outras visões relação entre a pesquisa e a formação.Complementarmente às discussões com foco no conhecimento do professor alinhadas com os projetos de pesquisa, a participação de Uffe Jankvist em dois seminários dos programas de pós-graduação PECIM e PPGE será de extrema importância pois alguns pós-graduandos encontram-se a realizar os seus trabalhos no âmbito da História da Matemática e algumas das publicações deste professor são referências centrais desses trabalhos. Note-se que esta participação será também aberta aos demais elementos da comunidade (os seminário serão abertos ao público e haverá também alguns workshops que permitam uma maior aproximação com a prática escolar). (AU)