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Condições de trabalho e adoecimento de professores: um estudo comparativo entre professores de alunos com e sem necessidades educacionais especiais

Processo: 06/01846-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2006
Data de Término da vigência: 20 de maio de 2007
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Maria Amélia Almeida
Beneficiário:Nilson Rogério da Silva
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Condições de trabalho   Saúde ocupacional   Professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Condicoes De Trabalho | Ensino Especial | Ensino Regular | Professores | Saude Ocupacional | Educação

Resumo

O texto da LDB (1996) indica preocupação com a capacitação de educadores no que diz respeito à prescrição e uso de recursos pedagógicos e do ambiente escolar. Entretanto, apresenta muitas dúvidas quanto à formação de professores/educadores. O investimento em formação parece não contemplar cuidados relativos à saúde dos educadores, com relação às demandas físicas e emocionais que podem advir do exercício profissional. Neste sentido, professores têm sido objeto de estudo em diferentes países, com variadas formas de investigação do impacto do exercício profissionais, no cotidiano dos mesmos, considerando aspectos físicos, emocionais e sociais. A atividade docente, muitas vezes, é realizada em espaços limitados, locais adaptados, com utilização de materiais e equipamentos insuficientes, obsoletos ou inadequados. Pode-se dizer que seu exercício profissional é permeado de situações que oferecem riscos à saúde física e emocional. A presença de tais constrangimentos podem constituir possíveis impactos para sua saúde e consequentemente para a qualidade dos serviços prestados. Este estudo tem por objetivo comparar as condições de trabalho e o perfil de adoecimento (fatores físicos e emocionais) de três grupos de professores que atuam no primeiro ciclo do ensino fundamental : a) no ensino regular; b) no ensino regular com a inclusão de portadores de necessidades educativas especiais; c) em escolas especiais. Também pretende investigar possíveis implicações das condições de trabalho e adoecimento do professor na prestação do serviço aos alunos. A amostra será composta por 60 professores/educadores de Bauru e região, distribuídos em três grupos de 20 participantes. Serão utilizados dois instrumentos: a) um roteiro de entrevista para levantar os fatores de riscos ocupacionais presentes no trabalho; b) Um protocolo (Maslach Burnout Inventory -MBI) para avaliar a presença de burn out junto aos diferentes grupos de professores.

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