Busca avançada
Ano de início
Entree

A Natureza da Ciencia como Saber Escolar: um estudo de caso a partir da historia da luz.

Processo: 06/57181-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira
Beneficiário:Thaís Cyrino de Mello Forato
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):História da ciência   Ensino de ciências
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino De Ciencias | Eter Luminifero | Historia Da Ciencia | Natureza Da Ciencia | Parametros Para Transposicao

Resumo

A utilização da história da ciência (HC) como conteúdo escolar, embora considerada potencialmente formativa para a educação científica básica, não está livre, ainda hoje, de críticas quanto aos riscos de distorção e dificuldades quando aplicada em sala de aula. Um dos problemas normalmente apontados em condições reais de ensino-aprendizagem é a falta de material adequado em português ao ambiente escolar. Entretanto, a complexidade da transposição dos saberes do campo da HC para a sala de aula, não se resume a produzir textos que atendam aos pré-requisitos de uma HC sem distorções, contextualizada e em linguagem adequada ao aluno. Nossa pesquisa pretende voltar-se aos aspectos da cultura escolar na perspectiva da transformação de saberes quê utilizam a HC com a finalidade de discutir a natureza da ciência. Enfocando o processo que ampara a elaboração e aplicação de material adequado ao ambiente escolar pretendemos estabelecer parâmetros que possam orientar transposições didáticas entre o campo da HC e o ensino de ciências. Objetiva-se que tais parâmetros fundamentem a utilização de episódios da HC em sala de aula. Esses parâmetros serão aplicados na elaboração de atividades voltadas ao ensino médio, em conjunto com um material de suporte ao professor. O episódio escolhido da HC para a elaboração das atividades trata de alguns aspectos da história do éter luminífero no século XIX que permite discussões epistemológicas sobre a natureza da ciência e do fazer científico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE MELLO FORATO, THAIS CYRINO; DE ANDRADE MARTINS, ROBERTO; PIETROCOLA, MAURICIO. History and Nature of Science in High School: Building Up Parameters to Guide Educational Materials and Strategies. SCIENCE & EDUCATION, v. 21, n. 5, p. 26-pg., . (06/57181-3)
DE MELLO FORATO, THAIS CYRINO; DE ANDRADE MARTINS, ROBERTO; PIETROCOLA, MAURICIO. History and Nature of Science in High School: Building Up Parameters to Guide Educational Materials and Strategies. SCIENCE & EDUCATION, v. 21, n. 5, SI, p. 657-682, . (06/57181-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FORATO, Thaís Cyrino de Mello. A natureza da ciência como saber escolar: um estudo de caso a partir da história da luz. 2009. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD) São Paulo.