Busca avançada
Ano de início
Entree

Diferencas moleculares entre citotipos de mazama americana: a busca de explicacoes para o complexo processo de formacao de uma superespecie.

Processo: 06/02331-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2008
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos
Pesquisador responsável:José Maurício Barbanti Duarte
Beneficiário:Elias Alberto Gutierrez Carnelossi
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Mazama americana   Genética da conservação   Filogenia   Genética molecular   Cervidae
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cervidae | Filogenia | Genetica Molecular | Mazama Americana | Veado Mateiro | Genética da Conservação

Resumo

O veado-mateiro (Mazama americana) é encontrado em uma ampla distribuição geográfica na região neotropical. Estudos citogenéticos com a espécie revelam variações cromossômicas (citótipos) que apontam sua divisão em várias espécies diferentes, podendo ser caracterizada como uma superespécie. Deste modo, com o auxílio da genética molecular, este trabalho pretende gerar informações que permitam reconstruir a história evolutiva, além de conhecer melhor o grau de diferenciação entre os citótipos. Para tanto, serão colhidas amostras de sangue ou tecido de 17 veados-mateiro (Mazama americana), que posteriormente serão submetidas à extração do DNA. Serão utilizados para o estudo, genes mitocondriais (citocromo-b e região controladora D-loop), nucleares (Kaapa-caseina parte do exon 4) e um marcador presente no cromossomo Y. Adicionalmente, poderão ser testados outros genes mitocondriais e nucleares. O material extraído será quantificado, submetido à reação de PCR e em seguida, serão realizadas eletroforeses para comprovação do material amplificado. Obtido o DNA de interesse, seus nucleotídeos serão seqüenciados e suas seqüências homólogas alinhadas em programas computacionais, gerando consensos para construção das matrizes. Estas por sua vez, serão interpretadas por programas específicos criando topologias filogenéticas que representem a melhor história evolutiva do grupo e o grau de diferenciação genética entre os citótipos. O estudo será relevante para o conhecimento científico da espécie, servindo como base para sua proteção e conservação.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARNELOSSI, Elias Alberto Gutierrez. Diferenças moleculares entre citótipos de Mazama americana (Artiodactyla: Cervidae). 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.