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Trabalho e formação profissional de professores de sociologia em Campinas

Processo: 06/59165-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Aparecida Neri de Souza
Beneficiário:Ana Lucia Lennert
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:03/04023-3 - Trabalho e formação profissional no campo da cultura: professores, músicos e bailarinos, AP.TEM
Assunto(s):Relações de trabalho   Relações de gênero   Mercado de trabalho   Formação de professores   Campinas (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Formacao De Professores | Mercado De Trabalho | Relacoes De Genero | Relacoes De Trabalho | Sociologia | Trabalho E Profissao

Resumo

Serão analisadas as mudanças no mercado, relações e condições de trabalho dos professores de sociologia, no ensino médio, tendo como contexto a instabilidade da disciplina nos currículos, nas três últimas décadas. Assim como, as conseqüências na recente deliberação do Conselho Nacional de Educação para a inclusão desta disciplina como obrigatória no currículo do ensino médio. Portanto, serão analisadas as relações e as condições de trabalho daqueles já inseridos no mercado de trabalho no campo do ensino e formados nos cursos de licenciatura em Ciências Sociais. Para tanto buscar-se-á analisar o trabalho de professores - efetivos e temporários - em escolas públicas localizadas na cidade de Campinas. Tomar-se-á como base os que se encontram empregados em 2006 (ano do início do mestrado) e em 2007 (ano que se espera a implementação da deliberação do Conselho Nacional de Educação). Também será analisada a formação de licenciados em Ciências Sociais nas duas principais universidades de Campinas - UNICAMP e PUCCAMP -, buscando compreender quem está sendo formado para o exercício da profissão e as características sócio-demográficas dos formados. Finalmente, a análise das relações de gênero percorrerá os estudos sobre mercado de trabalho, condições e relações de trabalho e formação. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LENNERT, Ana Lucia. Professores de sociologia: relações e condições de trabalho. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.