Busca avançada
Ano de início
Entree

Expressao em fagos ("phage display") de anticorpos monoclonais contra o circovirus suino tipo 2 para aplicacao em tecnicas sorologicas (elisa - "enzyme linked immnunosorbent assay" - e imunoperoxise).

Processo: 06/57976-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2006
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:João Pessoa Araújo Junior
Beneficiário:Taís Fukuta da Cruz
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Anticorpos monoclonais   Ensaio de imunoadsorção enzimática   Phage display   Técnicas imunoenzimáticas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anticorpo Monoclonal | Elisa | Imunoperoxidase | Pcv2 | Phage Display | Sindrome De Circovirose Suina

Resumo

O Circovírus suíno tipo 2 (PCV2) é considerado o agente causal da Síndrome da circovirose suína (SCS). Esta síndrome acomete os leitões após o desmame e tem como principais sinais clínicos o emagrecimento progressivo, dispnéia, icterícia e aumento do tamanho dos linfonodos. É uma enfermidade de elevada importância econômica e com distribuição mundial. No Brasil, vários casos já foram descritos desde 2000. Atualmente, sabe-se que o sistema imune possui uma função importante no desencadeamento da síndrome nos animais infectados com o PCV2, tornando fundamental a aplicação de provas sorológicas nesses estudos. Entretanto, como o PCV2 apresenta uma baixa multiplicação em cultura de células, isso torna a produção de anticorpos policlonais através da inoculação em animais de laboratório com o vírus purificado muito difícil de ser conseguida. Uma alternativa viável para a produção de anticorpos monoclonais, a qual tem substituído à convencional é a técnica de expressão em fagos (“Phage Display”) da porção variável do anticorpo (Fv) na região aminoterminal do gene III do fago M13. A tecnologia de “Phage Display” está sendo aplicada na geração de anticorpos recombinates, proteínas e peptídeos que podem atuar como sondas moleculares contra alvos específicos e no mapeamento de epítopos estruturais. Portanto, a técnica de “Phage Display” será empregada com o objetivo de produzir anticorpos monoclonais anti-PCV2 expressados no fago que serão aplicados nos testes de ELISA e imunoperoxidase. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CRUZ, TAIS FUKUTA; MAGRO, ANGELO JOSE; DE CASTRO, ALESSANDRA M. M. G.; PEDRAZA-ORDONEZ, FRANCISCO J.; TSUNEMI, MIRIAM HARUMI; PERAHIA, DAVID; ARAUJO, JR., JOAO PESSOA. In vitro and in silico studies reveal capsid-mutant Porcine circovirus 2b with novel cytopathogenic and structural characteristics. VIRUS RESEARCH, v. 251, p. 22-33, . (06/59002-9, 06/57976-6, 13/14530-1)
TAÍS F. CRUZ; TATIANA M. KANASHIRO; ALESSANDRA M.M.G. DE CASTRO; CINTIA M. BALDIN; LEONARDO J. RICHTZENHAIN; JOÃO P. ARAUJO JR. Sandwich ELISA com duplo anticorpo baseado no circovirus suíno tipo 2 (PCV2) produzido em cultivo celular para detecção de anticorpos. Pesquisa Veterinária Brasileira, v. 36, n. 12, p. 1171-1177, . (06/57976-6, 06/59002-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CRUZ, Taís Fukuta da. Padronização e aplicação da técnica de ELISA (Enzyme-linked immunosorbent assay) indireto com anticorpo de captura para a detecção de anticoepos contra o cicovírus suíno tipo 2. 2010. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Botucatu Botucatu.