Busca avançada
Ano de início
Entree

Participacao de vias colinergica e adrenergica sobre a secrecao de insulina em ilhotas pancreaticas de ratos tratados com dexametasona in vivo.

Processo: 06/58782-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:José Roberto Bosqueiro
Beneficiário:Nágela Angelini
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Ilhotas pancreáticas   Secreção de insulina   Resistência à insulina   Glucocorticoides
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Glicocorticoides | Ilhotas Pancreaticas | Resistencia A Insulina | Secrecao De Insulina | Via Adrenergica | Via Colinergica

Resumo

A secreção de insulina é um processo multicelular controlado por inúmeros fatores. Este hormônio é disponibilizado de acordo com a demanda metabólica, bem como em alterações fisiológicas sob determinadas circunstâncias. Os neurotransmissores adrenérgicos e colinérgicos exercem importante função sobre as ilhotas pancreáticas, tanto inibindo quanto potencializando a atividade secretória deste micro-órgão em condições normais. Entretanto, a participação de vias adrenérgica e colinérgiça sobre o mecanismo de secreção de insulina em modelos de animais experimentais resistentes à insulina induzidos por administração de glicocorticóides não está bem esclarecida. Resultados obtidos em nosso laboratório a partir de ratos resistentes à insulina induzidos por dexametasona têm apontado para um aumento da secreção de insulina tanto in vivo, após sobrecarga de glicose quanto ex-vivo estimulada pela glicose. Adicionalmente, demonstramos a ocorrência de aumento da secreção de insulina em ilhotas pancreáticas provenientes de ratos tratados com dexametasona sob diferentes concentrações quando submetidas a diversos secretagogos despolarizantes e metabolizáveis pelas ilhotas. Assim, este estudo torna-se de grande valia à medida que vem esclarecer possível participação de vias adrenérgicas e/ou colinérgicas sobre o mecanismo secretório de insulina que parece encontrar-se sob processo adaptativo frente ao quadro de resistência à insulina imposta pelo tratamento com glicocorticóide. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ANGELINI, Nágela. Envolvimento da via colinergica na hiperinsulinemia induzida por glicocorticoide em ratos. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.